Country House - Historical Place - Breathing Nature

Caminhadas

Dada a reserva ecológica onde se insere, a ruralidade e a proximidade do mar, a envolvente do Vale d’Azenha oferece uma profusão de percursos propícios a grandes passeios pontuados. O Vale d’Azenha disponibiliza mapas ou arranja um guia para os interessados.

Bicicletas de montanha

Os passeios de bicicleta são outra boa alternativa para descobrir os percursos e caminhos da região.

Dolce Far Niente

O Vale d’Azenha é espaço de bem-estar, contemplação e relaxamento. Escolha um bom livro, embale com o cantar dos passarinhos e deixe-se envolver pelos aromas da Natureza. Acredite, é uma terapêutica única. Aqui também se venera o doce prazer de não fazer nada. 

Espeleoturismo

A escassos metros da Casa  situa-se a Gruta Nova da Columbeira. Esta Gruta é uma das estações mais importantes do Paleolítico Médio de Portugal, pois é das poucas estações arqueológicas desse período que forneceu restos ósseos do Homem de Neandertal (um dente com cerca de 30 mil anos).

Ali foi encontrada uma importante indústria mustierense (fabrico de ferramentas) e uma colecção faunística de grande valor, foram identificadas, entre outras, as espécies Ursus arctus, Hyaena striata, Rhinoceros sp, Bos primigenius, Equus cavallus, Cervus elaphus e Canis sp.

Foram identificadas 13 espécies de aves, a partir de um universo de 232 ossos, os quais se encontram depositados no Museu Municipal do Bombarral.

O vale d’Azenha disponibiliza o equipamento de segurança para as visitas.

Paleontologia

A 15 minutos do Vale d’Azenha situa-se o Museu da Lourinhã com um valioso património paleontológico.

Praias

A escassos 20 kms do Vale d’Azenha, encontram-se algumas das mais fantásticas praias oceânicas da costa portuguesa como  Supertubos ou Baleal norte, paraísos de surfers e bodyborders. Para o cidadão menos radical, que procura sobretudo a praia para banhos e relaxar, pode escolher entre as mais conhecidas como Peniche, Baleal, Rei Cortiço, Foz do Arelho, Areia Branca, todas elas dotadas de infraestruturas e com qualidade reconhecida pela bandeira azul ou pelas muitas praias desertas que se escondem por entre as falésias de formações de rocha sedimentar que conferem a toda a orla marítima do Oeste uma grande beleza cénica.

Surf

A 15 min do Vale d’Azenha encontra-se a praia dos Supertubos, famosa mundialmente pelas suas ondas tubulares, considerada pelos surfistas como a melhor onda mundial. Mas toda a região Oeste é considerada ideal para aprender a surfar com diversas praias orientadas a norte e a sul onde poderá encontrar um surfspot adequado ao seu nível.

Golf

A região Oeste está dotada de diversos campos de golfe de elevada qualidade qualidade. A apenas 11km do Vale d’Azenha, o campo de golfe do Royal Óbidos Spa & Golf Resort, que abriu ao público no início de 2012, recebeu o seu próprio tratamento “real” da lenda mundial do golfe, Severiano Ballesteros. Aplicando a sua arte no desenho de campos de golfe, o célebre jogador criou um campo de 18 exigentes buracos, verdadeiramente único, honrando os elevados padrões de qualidade do resort e da MSF TUR.IM.

O Bom Sucesso, desenhado por Donald Steel, par 72, é outro excelente campo de 18 buracos, integrado numa zona florestal e escoltado de um lado pelo mar, do outro pela Lagoa de Óbidos e apenas 11 km do Vale d’Azenha.